Informação adicional

Responsável pelo processamento dos dados pessoais

O responsável pelo processamento dos dados pessoais dos Utilizadores é Starbucks Coffee Portugal, Unipessoal, Lda. (doravante, a «Empresa» ou o «Responsável»), com sede em Edifício Monsanto, lote 13, Rua Alto do Montijo 13, Cave 2ª Direita e Esquerda - Distrito: Lisboa - Concelho: Oeiras - Freguesia: Carnaxide e Queijas 2790 045 Carnaxide. Se tiver alguma questão relacionada com a proteção de dados, poderá enviar uma mensagem para o seguinte endereço de correio eletrónico: dpd@zena.com

Com que finalidade a Empresa processará os meus dados?

Em cumprimento do estabelecido pelo Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de abril de 2016, relativo à proteção das pessoas singulares no que diz respeito ao processamento de dados pessoais e à livre circulação destes dados, e da legislação nacional aplicável, a Empresa informa que os dados do candidato serão processados com as seguintes finalidades:

  • 1. Receção da solicitação do candidato.

    A Empresa processará a informação pessoal necessária para:
    • a. facilitar o registo do candidato no Canal de Emprego da Empresa, indicando informação, como informação de identificação (nome, apelido, data e local de nascimento, língua e país de residência etc.);
    • b. atender a solicitação de emprego do candidato, enviada pelo nosso Canal de Emprego.

    Este processamento é necessário para o processo de seleção, cuja finalidade é a integração do candidato ou o indeferimento da sua candidatura.

  • 2. Processo de seleção. A Empresa processará a informação pessoal necessária para cumprir o procedimento. Concretamente, e como o candidato pôde ver na Internet, este procedimento é composto pelos seguintes passos:

    • a) login (registo) e teste de compatibilidade com a marca, obtendo os dados acima mencionados;

    • b) comunicação de preferências e preenchimento do formulário de curriculum vitae. A Empresa receberá dados relativamente à formação, à experiência, ao conhecimento de línguas e às preferências do candidato para ocupar um posto de trabalho;

    • c) teste de personalidade.

    • d) dinâmica de grupo e / ou entrevista;

    • e) formação inicial, se tiverem sido superadas as fases anteriores;

    • f) realização da oferta. Depois de aceite, a Empresa precisará de completar os dados pessoais para a entrada do candidato, fundamentalmente os dados de identificação e outros dados que sejam necessários, como o grau de incapacidade para efeitos de pagamento de impostos ou para usufruir de benefícios fiscais.

    Neste processo de seleção, a Empresa criará um perfil do candidato, usando diversos testes de perguntas e respostas, tanto de compatibilidade com as nossas marcas quanto de personalidade, para saber que posto se adequa mais às caraterísticas pessoais do candidato. Sem a realização prévia destes testes, não seria possível saber que posto se adequa mais ao perfil do candidato (escritórios centrais, sala do restaurante, cozinha...) ou que marca, das que compõem o nosso portefólio, é a mais adequada, tendo em conta o perfil do candidato. A Empresa não acederá ao conteúdo das respostas marcadas pelo candidato; receberá apenas o resultado final do teste realizado.

    Além disso, para realizar este processo, a Empresa conta com um fornecedor, chamado Salesforce Inc., que tem uma das sedes nos Estados Unidos da América, podendo produzir-se uma transferência internacional de dados. O fornecedor mencionado aderiu ao Acordo Privacy Shield, pelo que, ao fazer-se a referida transferência internacional de dados, os dados serão protegidos pelas garantias patentes no referido acordo.

    Este processamento é necessário para saber qual é o posto de trabalho mais adequado para o perfil do candidato e, conforme o caso, a marca mais adequada para o candidato.

  • 3. Comunicações relativas ao processo de seleção. Em função da fase em que o candidato se encontrar, a Empresa poderá enviar comunicações por qualquer via sobre os próximos passos a seguir para continuar o processo de seleção, enviando comunicações (correio eletrónico, telemóvel etc.) para os meios facultados pelo candidato, para o candidato saber que ações deve levar a cabo para dar continuidade ao respetivo processo de seleção.

    Este processamento é necessário para continuar o processo de seleção solicitado pelo candidato.

  • 4. Transferência de dados para entidades do Grupo VIPS, franchisados externos e o El Corte Inglés, S. A. Se o candidato estiver interessado em trabalhar para outras empresas do Grupo VIPS, a Empresa poderá comunicar a informação do mesmo à entidade titular do estabelecimento em que o candidato mostre o referido interesse (por exemplo, se o candidato quiser trabalhar num Starbucks Alameda dos oceanos, a sua informação poderá ser comunicada à Starbucks Coffee Portugal).

    O candidato poderá aceder à lista de entidades que formam o Grupo VIPS no parágrafo 1.1 dos «Termos e condições de utilização», disponível no seguinte link: https://www.grupovips.com/pt/legal.

    Do mesmo modo, se o candidato quiser trabalhar para um estabelecimento das nossas marcas que seja detido por um franchisado, a informação relativa ao candidato poderá ser transmitida a este franchisado do Grupo VIPS, para poder avaliar a candidatura conforme as necessidades do franchisado.

    Se o candidato estiver interessado em trabalhar nalgum dos estabelecimentos do Grupo VIPS localizados num centro comercial El Corte Inglés, comunicaremos a informação à empresa El Corte Inglés, S. A.

    Esta comunicação de dados apenas será realizada com a autorização prévia do candidato. No entanto, se não der esta autorização, as opções relativas à escolha de um posto de trabalho, dentro ou fora do Grupo VIPS, serão consideravelmente reduzidas.

Durante quanto tempo serão armazenados os dados?

Os dados pessoais a que se tenha acesso serão alvo de processamento enquanto se mantiver aberto o processo de seleção. No entanto, em caso de inatividade do candidato durante um prazo de seis meses a partir da atualização da candidatura, o candidato será considerado um «candidato inativo». Não obstante, armazenaremos o nome e apelido, n.º de CC, endereço de correio eletrónico e n.º de telefone devidamente bloqueados, durante o prazo de prescrição das ações que possam decorrer.

Se tiver obtido a sua autorização, a Empresa armazenará igualmente esta informação para futuros processos de seleção, e sempre e quando o candidato não revogar a sua autorização e / ou solicitar a eliminação dos seus dados.

A quem comunicará a Empresa os dados?

A Empresa comunicará os dados dos candidatos apenas a:

  • - outras entidades do Grupo VIPS, para poderem oferecer ao candidato postos de trabalho nos seus estabelecimentos, se este tiver dado a sua autorização para tal comunicação.

    O candidato poderá aceder à lista de entidades que formam o Grupo VIPS no parágrafo 1.1 dos «Termos e condições de utilização», disponível no seguinte link: https://www.grupovips.com/pt/legal.

  • - franchisados da rede do Grupo VIPS, para poderem oferecer ao candidato postos de trabalho nos seus estabelecimentos, se este tiver dado a autorização para tal comunicação.

Além disso, para cumprir todos os fins atrás descritos, a Empresa poderá contar com a colaboração de fornecedores de serviços externos, que poderão ter acesso aos dados pessoais em consequência da execução dos serviços contratados. Em todo o caso, a Empresa segue critérios rigorosos de seleção das referidas entidades externas com vista a fazer cumprir as obrigações de proteção de dados, e assina com essas entidades externas o acordo de proteção de dados correspondente, ao abrigo do qual se comprometem a cumprir as obrigações de proteção de dados, e, concretamente, a cumprir as medidas jurídicas, técnicas e organizativas para o processamento de dados pessoais para os fins acordados, e ficam proibidas de os usar para outros fins ou de ceder esses dados a terceiros.

Por último, a Empresa conta com um fornecedor, chamado Salesforce Inc., que tem uma das sedes nos Estados Unidos da América, podendo produzir-se uma transferência internacional de dados. O fornecedor mencionado aderiu ao Acordo Privacy Shield, pelo que, ao fazer-se a referida transferência internacional de dados, os dados serão protegidos pelas garantias patentes no referido acordo.

Como é que a Empresa obteve os dados?

Os dados pessoais que a Empresa processa são disponibilizados pelo candidato ao registar-se no Canal de Emprego.

Como obtém a Empresa a autorização do candidato?

Nos casos em que seja necessário, tal como foi indicado anteriormente, a Empresa obterá a autorização dos candidatos no registo no Canal de Emprego.

Como pode o candidato revogar a autorização?

O candidato pode, a partir deste momento e em qualquer outro momento posterior, revogar a autorização concedida para o processamento dos dados por meio de uma comunicação enviada para o nosso Gabinete de Proteção de Dados Pessoais, situado em Paseo de la Castellana, 280, Madrid (España), ou para o endereço de correio eletrónico dpd@zena.com.

Quais são os direitos dos candidatos relativamente à proteção de dados?

O candidato pode, se desejar, exercer os direitos de acesso, retificação e eliminação de dados, bem como solicitar a limitação do processamento dos dados pessoais, opor-se ao referido processamento, solicitar a portabilidade dos dados e decidir não ser objeto de decisões individuais automatizadas, por meio de uma comunicação enviada para o nosso Gabinete de Proteção de Dados Pessoais, situado em Paseo de la Castellana, 280, Madrid (España), ou para o endereço de correio eletrónico dpd@zena.com.

A quem pode o utilizador recorrer para fazer reclamações?

O candidato que considere que tenham sido violados os seus direitos em matéria de proteção de dados, ou que tenha uma reclamação referente à informação pessoal, poderá dirigir-se ao Gabinete de Proteção de Dados Pessoais da Grupo Vips, situado em Paseo de la Castellana, 280, Madrid (España), ou enviar uma mensagem de correio eletrónico para o endereço dpd@zena.com.

Em todo o caso, os candidatos poderão recorrer à Comissão Nacional De Protecção De Dados, https://www.cnpd.pt Rua de São Bento n.º 148-3º 1200-821 Lisboa - Tel: +351 213928400 - Fax: +351 213976832 - e-mail: geral@cnpd.pt.